processo

Ao longo de 4 meses convivemos com jovens em conflito com a lei, meninos e meninas que cumprem medida socioeducativa no DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) do Rio de Janeiro. Além de oficinas de fotografia artesanal pinhole (em que os participantes constroem suas próprias câmera, a partir de latas recicladas), realizamos sessões de escuta individuais. Durante horas os jovens conversavam sobre suas vidas, seus medos, anseios, os pais, os filhos, as cenas que marcaram e o que mais quisessem contar. Alguns trechos dos registros em áudio destas sessões compõem a instalação sonora Retrato Falado, apresentada em praças públicas da cidade do Rio de Janeiro.

Sendo a produção dessas imagens uma espécie de fotografia cega, ou fotografia falante, a instalação sonora Retrato Falado convida o público a torna-se um ouvinte/vidente, que ao mesmo tempo que recebe constrói um tipo de imagem fotográfica, como se revelasse uma imagem latente.

autores das imagens de registro Géssica Nunes, Jailton Nunes, Rafael Franco, Fagner França, Juliana de Oliveira e Tatiana Altberg.